terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Apelos da mídia e Conduta profissional

Apelos da mídia e Conduta profissional
Muitos colegas me questionam sobre qual é a minha postura frente aos questionamentos de pacientes que são bombardeados pela mídia, com promessas de velocidade e estética total durante o tratamento ortodôntico. Vou exemplificar, contanto uma história: Esses dias recebi em meu consultório uma garota de 15 anos e sua mãe, que já havia sido minha paciente. A consulta transcorreu normalmente e depois que expliquei os meus objetivos e tempo médio de tratamento vieram alguns questionamentos: Minha filha colocou como condição do tratamento o uso de um aparelho super estético. Você pode colocar o braquete Safira? E para ir mais rápido, você coloca aquele braquete que não usa elásticos? Ao contrário do que muitos pensam, esses questionamentos não me angustiam, pelo contrário, fico feliz em ter a oportunidade de confrontá-los, pelo menos assim essas mesmas pessoas podem passar à frente uma visão mais apropriada do que é real. Primeiramente fiz um discurso rápido sobre o que ela perguntou, mostrando que o que chamam de super estético geralmente demanda mais tempo de tratamento, pois há mais atrito e quebras de aletas durante a mecânica e segundo, quanto aos autoligáveis, eu lhe disse que isso é só apelo de mercado e que, ao contrário do que se fala, eles demandam mais tempo de tratamento e possuem pior controle sobre os dentes, principalmente para realizar rotações. Obviamente que tenho a minha preferência quando quero usar estéticos, que possui canaleta de metal....As duas ficaram meio ressabiadas e aí eu ainda concluí: quando você procura um cirurgião plástico, você pergunta qual bisturi ele usa? Se você quebrar a perna, você vai no médico que coloca o gesso mais bonito? Ou você se informa para saber qual profissional propicia o melhor resultado? Pois então, odontologia e medicina são ciências afins e são calcadas em resultados, por isso eu jamais vendo aparelho e sim o tratamento. O aparelho, se você quiser, eu lhe dou de graça (aí eu saco uma cartela de braquetes que fica na minha gaveta e dou para o cliente). Ele tem que saber que na Ortodontia, o que faz a diferença, é quem faz o atendimento! A nossa função é elucidar o paciente e não se dobrar à apelos insensatos! Xampú prá careca continua vendendo, mas ainda não vi ninguém cabeludo....Use analogias, o paciente entenderá na hora.


5 comentários:

  1. Muito bom Prof. É muito comum os pacientes pedirem os aparelhos "mais rápidos" e "mais estéticos". Adorei as analogias!!

    ResponderExcluir
  2. Este momento é delicado para muitos pela dificuldade de comunicação entre profissional e paciente. Seu excelente texto ilustra bem a situação. Tenho a mesma postura, e faço ponderações semelhantes às suas, para esclarecer as implicações do emprego dos recursos estéticos e auto-ligáveis. É uma luta árdua, mas acredito que estamos dando nossa contribuição para o esclarecimento, de colegas e pacientes.

    ResponderExcluir
  3. Sermos claros e objetivos com os nossos clientes. A clínica é soberana. Parabéns professor, é assim que iremos melhorar a qualidade da ortodontia. Eu não faço moda, faço ortodontia.

    ResponderExcluir